Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Empresas tabagistas processam governo norte-americano


Quatro empresas fabricantes de cigarro abriram um processo contra o governo dos Estados Unidos nesta terça-feira (16) por conta de uma nova regra que cria a obrigação de serem impressas imagens explícitas a respeito das conseqüências do uso constante de cigarros nas embalagens do produto. As empresas alegaram que a determinação do governo é uma violação da liberdade de expressão.

As empresas que moveram a ação são R.J. Reynolds Tobacco Company e sua subsidiária Santa Fe Natural Tobacco Company, Inc.; Lorillard Tobacco Company, Commonwealth Brands Inc. e Liggett Group LLC., informou o jornal "The Washington Post" em sua edição digital. As companhias argumentaram que essas imagens não funcionam como meras advertências, mas como um condicionador de compra ou não pelas pessoas.

"Nunca antes nos Estados Unidos se obrigou os fabricantes de um produto legal a utilizar sua própria embalagem e sua publicidade para transmitir uma mensagem do governo pedindo aos consumidores adultos que não comprassem seus produtos", argumentaram as empresas tabagistas. A lei tem como objetivo, além da redução de mortes por uso de cigarro, economizar valor de US$ 100 bilhões em despesas de atendimento médico.

Um comentário:

  1. Os fabricantes estão indignados com o governo americano por estarei tomando essa medida como forma preventiva agora. No Brasil há muito tempo já é utilizado esse método e em nada diminuiu o consumo de cigarros, muito menos houve prejuízo financeiro dessas empresas.
    Mas os familiares aquém recorrem quando perdem um ente querido, que não consegue dizer NÃO a esse "prazer" maldito de engolir fumaça?!

    ResponderExcluir