Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Curiosidades: O Sultão de Brunei e sua fortuna


Hajji Hassanal Bolkiah Muhizzaddin Waddaulah é sultão e primeiro-ministro do Brunei, um pequeno país asiático. Sua fortuna pessoal, avaliada em 40 bilhões de dólares, o faz um dos homens mais rico do mundo.
Agora encontrei essas pérolas do moço, vejam só:
- Ele mora em um castelo maior que o Vaticano, com zoológico particular e uma coleção de 165 Rolls-Royce e 63 Mercedes Benz.
- Para comemorar seu aniversário de 50 anos, o sultão montou uma festança, programada para durar 15 dias, com inauguração de parques de diversão, 3 shows de Michael Jackson, comida e bebida para seus 300 mil súditos, tudo de graça. Preço da brincadeira: 25 milhões de dólares.
- No aniversário de um sobrinho de 9 anos, ele torrou 975 mil dólares numa réplica do quartel-general das Tartarugas Ninjas. Um ano depois, contratou Elton John para cantar e tocar piano em seu iate, em alto-mar.
- Numa ocasião, ficou tão encantado com os serviços num hotel que deixou uma gorjeta de 170 mil dólares para o funcionário que o atendeu.
- Na década de 1920, descobriu-se que, no pequeno território, havia uma reserva de petróleo que produzia 175 mil barris por dia.
- Em 1994, quando seu país comprou uma remessa de mísseis Exocet, o sultão fez questão de disparar um deles, só para ver o cogumelo da explosão. Preço do tiro: 200 mil dólares.
- Entre suas propriedades estão mansões na Inglaterra e uma em Paris, avaliada em 70 milhões de dólares. Cada uma delas é forrada de obras de arte – Renoir e Gauguin são seus pintores favoritos – e decorados por vasos da dinastia Ming.
- Seu avião particular, um Boeing 747, sofreu uma reforma de 10 milhões de dólares para receber móveis Luís XIV e uma banheira de hidromassagem.
- Para homenagear a memória do pai, Bolkiah construiu uma mesquita. Decorou as paredes com um mosaico de 3 milhões de azulejos de Veneza. Cobriu-a com uma dezena de cúpulas folhadas a ouro de 22 quilates.
- Os grandes números do soberano sultão:
40 bilhões de dólares de patrimônio
165 Rolls-Royce
650 cavalos de raça
1.788 cômodos no palácio real
1,4 bilhões de dólares em obras de arte
23 palácios para hóspedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário