Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Serviços brasileiros... (leia +)



Estive pensando sobre a qualidade dos serviços no Brasil e como nós, consumidores,  aceitamos ser mal tratados. O problema parte daí. Devemos exigir o melhor possível pelo que nós pagamos/consumimos.

Hoje vou postar uma historinha real sobre o serviço bem feito de uma empresa de rações caninas que achei na internet. Confira o primeiro post da série:
"Eu tenho uma cachorra. Grande.
Eu compro ração pra ela de um cara/empresa/whatever que achei no Mercado Livre. Eles entregam em casa e não cobram pela entrega.
Escolhi esse dos vários que anunciavam no Mercado Livre porque era o que vendia a ração que eu compro pelo preço mais barato.
Eu compro um pacote de 25 quilos cada dois meses, mais ou menos. Segunda-feira liguei para pedir, o cara me disse que só podiam entregar quinta-feira (hoje, o dia que estou fazendo o post), Ok, fazer o quê. Comprei um pacote pequeno de ração (bem mais caro, claro) no supermercado, e esperei.
O cara veio agora há pouco, atrasado. Pediu desculpas. Estava atrasado porque estava esperando pra ver se a fábrica entregava essa ração no depósito deles, pois estão sem pacotes de 25 quilos. Não entregaram, então ele não trouxe, é claro. Me trouxe um pacote de 3 quilos.
Hum. Eu compro de 25 quilos porque é BEM mais barato, né. Perguntei quanto custa o pacote de 3 quilos.
- Não se preocupe, é o mesmo preço por quilo do pacote de 25.
- Ok, mas quanto é?
- Não se preocupe, eu trouxe para que a senhora não fique sem ter ração para o seu cachorro. Depois a senhora acerta, quando trouxerem o pacote de 25 quilos.
Fiquei boquiaberta. O rapaz foi embora, sem me cobrar nada. Ele veio até aqui, trazer um pacote que pra eles é minúsculo, e nem me cobrou, só pra que o meu cachorro não fique sem a ração.
Pelo jeito como ele falou “não se preocupe”, eu não me surpreenderia se nem sequer cobrassem esses 3 quilos depois. E mesmo se cobrarem, vão cobrar o preço por quilo do pacote de 25, isto é, muito mais barato.
Ele podia simplesmente ter ligado e dito “Lamento, não temos pacote de 25 quilos para entregar.” Ou podia ter me oferecido o pacote de 3 quilos, pelo preço de pacote de 3 quilos.
Até hoje, eu não tinha nenhuma idéia, boa nem má, da empresa que me vende ração para cachorro. Eu ligo cada dois meses, o cara vem, entrega, eu pago, fim. Se ele sumisse, ou eu perdesse o número deles, simplesmente procuraria outro.
Depois dessa de hoje, sabe quando eu vou comprar ração de outra empresa? No que depender de mim, nunca."

Nenhum comentário:

Postar um comentário